NOTÍCIA: VITÓRIA DAS GESTANTES, JUSTIÇA APROVA SALÁRIO-MATERNIDADE COM APENAS UMA CONTRIBUIÇÃO.

O salário-maternidade é um benefício devido as seguradas que se afastam do trabalho em razão de nascimento de filho, aborto não criminoso, guarda judicial ou adoção.

O prazo de duração do benefício é de 120 dias e começa a contar, em regra, da data do parto, aborto, decisão judicial que concedeu a guarda ou a adoção. Podendo também iniciar nos 28 dias antes do parto, caso haja situação de risco para vida da mãe ou da criança.

Para ter acesso ao benefício, até então, era exigido o cumprimento de uma carência de 10 meses para as seguradas que pagam por conta própria (Contribuinte individual, contribuinte facultativa, MEI), e para as lavradoras que trabalham em regime de economia familiar.

Contudo, não era exigido carência para as demais seguradas, como é o caso das empregadas, trabalhadoras avulsas e domésticas, podendo para elas ser concedido o benefício com o pagamento de apenas um mês antes do nascimento da criança.

Essa diferença de tratamento entre as autônomas e empregadas chegou até o Supremo Tribunal Federal, o famoso STF, através das ADIs 2110 e 2111, nas quais se discutia a constitucionalidade de se exigir carência de algumas seguradas e de outras não.

Em 21 de março de 2024, o Supremo declarou a inconstitucionalidade da carência de 10 meses para todas as autônomas e seguradas especiais, equiparando a sua situação a das empregadas e trabalhadoras avulsas.

Assim, a partir de agora todas as gestantes do Brasil, poderão conseguir o benefício mediante o pagamento de uma única contribuição, desde que, é claro, seja feito antes do nascimento do filho.

E agora vem a melhor parte: as gestantes que já tiveram o seu benefício negado pelo INSS com esse argumento de que não tinham cumprido a carência de 10 meses, também podem se utilizar dessa decisão e recorrer na justiça em busca do seu direito.

Somos um escritório focado nas demandas de Direito Previdenciário.

Atendimento Online em todo Brasil!

Contact Detail

Follow Us

Newsletter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2023 Created with eduarda zahn advocacia Desenvolvido por: Tráfego Marketing Jurídico 

Iniciar Conversa no Whatsapp
1
Eduarda Zahn Advocacia
Olá 👋
Gostaria de falar com um advogado!